30.11.11
A EB1 DE VENADE E A ESCOLA SUSTENTÁVEL
25.11.11
1ª Conferência "Energia e Ambiente" - ciclo de conferências InovFILDA
Os alunos das turmas D e E do 10ºAno da Escola Secundária de Vendas Novas, assistiram a este evento no dia 23/11/2011, no Auditório Municipal da cidade, acompanhados pelos professores Maria José Rodrigues, Maria Antónia Ferreira, Adelina Fonseca e Luís Bentes.
A Escola Secundária de Vendas Novas também pertence à rede DECOjovem!
As Escolas DECOJovem constituem uma rede inter-escolar que se dedica especialmente à Educação dos jovens consumidores, proporcionando uma estrutura de apoio e orientação para o tema da Educação do Consumidor.
Os professores das Escolas DECOJovem podem contar com o enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede: para se conhecerem uns aos outros, para trocarem ideias, exemplos de práticas e projectos, para se juntarem em Grupos, para aprenderem juntos em Acções Informativas e para se envolverem em projectos.
Pretende-se que as Escolas DECOJovem, conjuguem sinergias para participarem, promoverem e partilharem projectos inovadores e transdisciplinares no âmbito da temática da Educação e Defesa do Consumidor.
Todas as escolas ou agrupamento de escolas, públicas ou privadas, dos diferentes níveis de ensino, interessadas na formação de futuros cidadãos e consumidores livres, conscientes e responsáveis podem, a qualquer altura, aderir à REDE de Escolas DECOJovem.
Para mais informações: DECOJovem
Junta-te a nós e participa no concurso escola sustentável - energia!
A Escola Secundária de Vendas Novas no Programa Tinteiros com Valor
A nossa escola, através do Eco – Escolas, aderiu ao programa “Tinteiros com Valor” que visa a reciclagem de tinteiros e toners vazios e a angariação de fundos para a Escola. Esta recebe o pagamento em EUROS pela recolha efetuada ou opta por doar o valor a uma Instituição de Solidariedade Social à escolha. Assim, quanto mais a Escola recolher, mais a Escola ganha e pode Ajudar !
O programa Tinteiros com Valor ajuda os alunos a desenvolver o seu lado empreendedor e ensina hábitos de reciclagem e proteção do ambiente.
Os cartuchos de tinteiro e toner contêm substâncias tóxicas que, se forem deitadas no aterro, podem derramar para o solo e poluir as águas. Os cartuchos recolhidos nesta iniciativa serão reciclados e reutilizados por empresas especializadas.
Temos uma caixa de recolha destes produtos na nossa Biblioteca Escolar. Por isso, se normalmente deitam os cartuchos vazios no lixo … POR FAVOR DEPOSITEM-NOS NA NOSSA ESCOLA.
O êxito desta iniciativa depende da colaboração de todos. Contamos convosco.
A Equipa do Eco – Escolas agradece e o Ambiente também!
Saber mais: http://www.abae.pt/programa/EE/actividades/tinteiroscomvalor/inicio.php
A Escola Secundária de Vendas Novas Ganhou a 3ª Bandeira Verde Eco-Escolas
Após a cerimónia de entrega da Bandeira Verde no dia 7 de Outubro em Oliveira de Azeméis
Dia 28 de outubro – Hastear da Bandeira Verde
De salientar que o Eco-Escolas é um Programa Educativo Internacional, promovido pela organização não-governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e apoiado pela Comissão Europeia que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Simboliza o reconhecimento de um empenhado trabalho na área da Educação Ambiental, por parte dos alunos, professores e pessoal não docente, segundo a metodologia do Programa Eco-Escolas. Em Portugal, este programa é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Nesse sentido, o Programa Eco-Escolas fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas.
Não é um prémio monetário mas de reconhecimento público da existência, na escola, de uma educação em prol da defesa do ambiente. Pretende-se, desta forma, estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
O hastear da Bandeira Verde é o galardão que atesta publicamente que a Escola Secundária de Vendas Novas deu cumprimento à metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de ação e realizando atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano, (biodiversidade ou floresta ou mar).
Parabéns a todos os que se empenharam na concretização das atividades que conduziram a este galardão. Vamos fazer um esforço para que, no final deste ano lectivo, possamos ser merecedores de mais uma Bandeira Verde
Eco-Curiosidades
Em Portugal: Eco-Escolas em números (2011) |
N.º de escolas: inscritas - 1515 (25% das escolas públicas do 1º ciclo ao secundário); .com bandeira verde: 1209 (80% das escolas inscritas este ano). |
N.º de municípios : com escolas inscritas 236; com escolas galardoadas: 219; parceiros no Programa: 156 |
Municípios onde mais de 90% das escolas são Eco-Escolas: Ribeira Brava, Ílhavo, Caminha, Calheta (Madeira), Macedo de Cavaleiros, Porto Moniz, Ponta do Sol, Câmara de Lobos, Porto Santo, Manteigas. |
10.000.000 estudantes e 700.000 professores . 32.000 escolas participantes (10.000 galardoadas) 5.013 municípios em 50 países e em todos os continentes. * números aproximados |
24.11.11
SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS NO CENTRO ESCOLAR DE DEM
No dia 21 de novembro, a Dra. Márcia, da SUMA, fez uma visita ao Centro Escolar de Dem para nos apresentar uma família muito especial: o senhor Arnaldo, a sua esposa dona Graciete, e os seus filhos, o João e a Pipa.
A dona Graciete é sócia do clube da poupança pois compra tudo sem embalagens e corta nos sacos de plástico. Ela só compra mesmo o que é necessário. A sua preocupação é reduzir.
O seu filho João não deita nada fora aproveita tudo pois é inventor e reutilizador.
A filha Pipa gosta de tudo no seu lugar. Não gosta de misturas por isso separa tudo. Faz a separação do lixo.
O pai Arnaldo é responsável pelas regras da família. Transporta as bandeiras do respeito e da responsabilidade.
Com esta família, recordámos a importância dos 5Rs - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar, e aprendemos muitas novas maneiras de proteger o ambiente que nos rodeia.
DIA NACIONAL DO MAR NO CENTRO ESCOLAR DE DEM
A E.B. 1 de Dem para assinalar o Dia Nacional do Mar fez uma vista ao mercado municipal de Caminha. Fomos ver o que o mar nos dá para a nossa alimentação.
Quando lá chegamos vimos várias bancas com muitos e variados peixes.
As peixeiras disseram-nos o nome daqueles peixes todos. Havia: badejos, fanecas, douradas, congro, robalo, tamboril, maragota, solha, pescada e também havia camarão da costa, aranholas, navalheiras e percebes.
Uma das peixeiras ofereceu-nos sardinhas e nós à tarde estivemos a dissecar uma.
Depois com a ajuda do microscópio e da lupa binocular observámos uma escama, a guelra e a pele da sardinha.