25.11.11

A Escola Secundária de Vendas Novas Ganhou a 3ª Bandeira Verde Eco-Escolas

Após a cerimónia de entrega da Bandeira Verde no dia 7 de Outubro em Oliveira de Azeméis

Antecedendo o hastear da Bandeira Verde, foi feita uma exposição no átrio da escola com uma retrospetiva do trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, que conduziu à conquista deste galardão.

Dia 28 de outubro – Hastear da Bandeira Verde

Esta cerimónia, contou com a presença de alguns dos professores envolvidos no Programa Eco-Escolas, um representante do Órgão de Gestão, um funcionário, os representantes da Câmara Municipal de Vendas Novas e do Centro Ambiental, engenheiro Jorge Quintas e Dra. Cármen Lobinho, respetivamente. Estiveram também presentes os alunos do 9º ano e a turma do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, que dinamizou um Workshop com origamis e construção de instrumentos musicais a partir da reutilização de garrafas, garrafões e outros materiais. Após a entrega dos certificados de presença, alunos e professores dirigiram-se para o exterior da escola para, finalmente, hastear a 3ª Bandeira Verde Eco-Escola.


De salientar que o Eco-Escolas é um Programa Educativo Internacional, promovido pela organização não-governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e apoiado pela Comissão Europeia que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Simboliza o reconhecimento de um empenhado trabalho na área da Educação Ambiental, por parte dos alunos, professores e pessoal não docente, segundo a metodologia do Programa Eco-Escolas. Em Portugal, este programa é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).


Nesse sentido, o Programa Eco-Escolas fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas.

Não é um prémio monetário mas de reconhecimento público da existência, na escola, de uma educação em prol da defesa do ambiente. Pretende-se, desta forma, estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.


O hastear da Bandeira Verde é o galardão que atesta publicamente que a Escola Secundária de Vendas Novas deu cumprimento à metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de ação e realizando atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano, (biodiversidade ou floresta ou mar).


Parabéns a todos os que se empenharam na concretização das atividades que conduziram a este galardão. Vamos fazer um esforço para que, no final deste ano lectivo, possamos ser merecedores de mais uma Bandeira Verde


Eco-Curiosidades

Em Portugal: Eco-Escolas em números (2011)

N.º de escolas: inscritas - 1515 (25% das escolas públicas do 1º ciclo ao secundário); .com bandeira verde: 1209 (80% das escolas inscritas este ano).
Envolvidos: cerca de 500000 alunos e 5500 professores.

N.º de municípios : com escolas inscritas 236; com escolas galardoadas: 219; parceiros no Programa: 156

Municípios onde mais de 90% das escolas são Eco-Escolas: Ribeira Brava, Ílhavo, Caminha, Calheta (Madeira), Macedo de Cavaleiros, Porto Moniz, Ponta do Sol, Câmara de Lobos, Porto Santo, Manteigas.
Municípios com mais escolas galardoadas: Sintra (91), V. Nova de Gaia(33), Ílhavo(31), Matosinhos(29), Pombal(29), Câmara de Lobos(27), Funchal (21).

No Mundo: Eco-Escolas em números * (2011)

10.000.000 estudantes e 700.000 professores .

32.000 escolas participantes (10.000 galardoadas)

5.013 municípios em 50 países e em todos os continentes.

* números aproximados



















http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php

Sem comentários: