22.11.07

Projecto Ambiental Levou Professores À Inglaterra

A Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré-Escolar do Seixal (Madeira) está envolvida num projecto europeu, de carácter ambiental. Intitulado “Children of Europe hand in hand with the Environment” é coordenado pela Agência Nacional para os Programas Comunitários Sócrates e Leonardo da Vinci. Foi iniciado em 2005/2006 e será encerrado no presente ano lectivo, numa parceria conjunta com escolas da Inglaterra, Polónia, Itália e Espanha.
Hemel Hempstead (Inglaterra) foi a cidade que acolheu, entre os dias 14 e 18 de Novembro de 2007, o quinto encontro de professores envolvidos no projecto. A coordenadora, Marta Franco, e a Directora, Celeste Caldeira, representaram a Escola do Seixal.
Do programa elaborado pelos britânicos constaram: um fórum para apresentação e discussão dos trabalhos realizados, em prol do Ambiente, nas diversas instituições; visitas guiadas a escolas (primária e secundária) e a um centro de energias alternativas (solar e eólica) bem como a passagem por Londres e Windsor.
Tratou-se de uma experiência verdadeiramente rica entre os parceiros de diferentes países que lutam por um objectivo comum: a preservação do Meio Ambiente como salvaguarda das gerações futuras.

1 comentário:

FranciscoBarreto disse...

Este tipo de intercâmbios é sem dúvida uma mais valia para o programa Eco-Escolas. Pena é que não aconteçam com a regularidade desejada já que, invariavelmente, esbarram em constrangimentos do foro financeiro(falo pelo menos pela nossa escola).
Atípica é, a título de exemplo, uma situação por que recentemente passámos depois de termos gánho o primeiro prémio na categoria audio-visual do concurso Latitide 60 - entre cerca de 400 candidaturas - do Centro de Ciência Viva: Não há dinheiro para as deslocações Madeira - Continente e, por consequência, para o usufruto dos prémios!
Julgo que há munícipios que estão a falhar na sua condição de principais parceiros...