18.6.09

Dia Eco-Escola na Escola Secundária de Vila Verde

No dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente comemorou-se na Escola Secundária de Vila Verde o DIA ECO-ESCOLA.
A Escola Secundária de Vila Verde está este ano, pela primeira vez, a implementar o Programa Eco-Escolas e consta deste programa a comemoração do dia eco-escolas.
Comemorou-se este dia com uma feira-mostra do trabalho desenvolvido no âmbito deste programa. Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos nas temáticas Água, Energia, Resíduos, Agricultura Biológica, Biodiversidade, Espaços Exteriores, Transportes e Alterações Climáticas.
Dois grupos de alunos de Área de Projecto do 12º ano, turma A apresentaram duas maquetes animadas alusivas à sustentabilidade/insustentabilidade ambiental.
Na temática Água foram apresentadas as Cartas Europeias da Água e as Cartas dos Direitos da Água reescritas pelos alunos e apresentadas por eles no Dia Mundial da Água. Também foi apresentado o trabalho desenvolvido no concelho de Vila Verde sobre a qualidade da água em que os alunos utilizaram um modelo biológico- Daphnia magna que lhes permitiu ver a qualidade da água do Rio Cávado. Os resultados destes trabalhos, foram apresentados, numa palestra, aberta à comunidade no Dia Mundial da Água. As Daphnias que estiveram na base deste e de outros trabalhos desenvolvidos pelos alunos, estiveram expostas e foram observadas microscopicamente por professores, alunos e funcionários não docentes. Este foi um dos espaços bastante frequentado, ficando todos surpreendidos com a facilidade com que se visualizavam os órgãos do animal e a sua utilidade. Sobre a temática “Água” passou-se um trabalho em powerpoint “ O Planeta da Água” que a Escola E.B2,3 de Prado apresentou no Dia Mundial da Água na nossa escola, onde fizeram uma dramatização.

As Cartas da Terra reescritas pelos alunos, para a comemoração do Dia da Terra foram também expostas.

No espaço Energia, foram apresentadas maquetes feitas pelos alunos sobre energias renováveis como a solar, protótipos de aquecedores solares feitos com garrafas PET e outros materiais, fornos e chaleira solares. Devido às más condições climatéricas, não foi possível testá-los a 100%!

Foi apresentado um combustível feito a partir de óleo alimentar usado, o biodiesel, sendo exposta a experiência com as suas várias etapas e com os produtos obtidos: biodiesel e glicerina. O público que frequentou este espaço estava incrédulo, como a partir do óleo de fritura podemos obter biodiesel para os nossos automóveis, sem contribuirmos para o aquecimento global, combatendo as alterações climáticas.

Ainda na temática resíduos, os alunos apresentaram o sabão que fizeram a partir de óleo vegetal alimentar usado. Distribuíram sabão ao público que visitou este espaço e a receita para a sua produção. Foram distribuídos também mini-oleões, da campanha óleo+, da Braval para esta recolher porta-a-porta o óleo alimentar usado.

Noutro espaço tínhamos exemplares dos mini-ecopontos, que temos nas salas de aula e que foram feitos pelos alunos. Também se mostraram objectos elaborados com materiais reutilizados feitos pelos alunos no atelier de reciclagem da professora Adelaide e feitos pela turma do curso profissional de Acção Social, no clube Laboratório Aberto à Ciência, ao Ambiente e à Saúde (CLACAS) e em casa. O nosso papel reciclado produzido no clube também foi apresentado.

Do projecto Escola Electrão, no qual a nossa escola participou, recebemos porta-chaves luminosos, em grande número, que distribuímos aos visitantes, assim como livros de passatempos para as férias.

Na temática Biodiversidade apresentámos ninhos feitos pelos alunos na disciplina de Educação Tecnológica.

Foi apresentado um Herbário Digital das plantas dos Espaços Exteriores da escola, feito pelo professor Paulo Castro, que ficará na moodle da escola disponível para quem o quiser consultar.

Expusemos compostores que temos na horta biológica e apresentámos a revista da Agricultura Biológica da Agrobio, de quem a escola é sócia.

Os lembretes relativos à poupança de água e energia também foram mostrados, bem como os prémios que obtivemos de participarmos na elaboração da Eco-Árvore de Natal a convite da EPATV e de termos angariado muitas toneladas de REEE ( Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) que recolhemos na concretização do Projecto Escola Electrão do qual já tínhamos ganho um DVD e pen-drives.

Todo o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas foi apresentado em powerpoint ao longo do tempo que decorria a exposição.

Apresentámos como medimos a qualidade do ar das salas de aulas através de um sensor de dióxido de carbono.

No âmbito da mobilidade sustentável, divulgámos o suporte para bicicletas, que a escola já dispõe.

Aproveitámos para fazer a divulgação do filme “Home- O mundo é a nossa casa “ que iria ser passado em 50 países no Dia Mundial do Ambiente.

O Dia Eco-Escolas foi vivido com entusiasmo por toda a comunidade escolar que ficou mais sensibilizada para a sustentabilidade da escola e do planeta.

Se quiserem ver todo o trabalho realizado, visitem o nosso blog “CLACAS” , cujo site é: http://clacas.blogs.sapo.pt/


















1 comentário:

Margarida Gomes disse...

Excelente Trabalho!
parabéns