6.10.10

DIA DO ANIMAL NA EB1/PE DO SEIXAL


O Dia Mundial do Animal foi lançado em 1931, numa convenção de ecologistas em Florença, como um meio de dar visibilidade ao problema das espécies em risco. Desde então, tem assumido outros contornos e, actualmente, abrange todo e qualquer animal, sendo comemorado em muitos lugares do planeta.

O Dia Mundial do Animal é uma oportunidade especial para todos os que amam os animais. Comemora-se a vida na generalidade, o relacionamento entre humanos e animais e reconhece-se o incrível papel que eles podem ter na vida de todos.

Mas o dia não é só dos animais de estimação. É também dos animais:
- que nos servem de alimento e que vivem a sua curta existência em condições deploráveis, em espaços exíguos e sem a menor qualidade de vida;
- que são usados em divertimentos bárbaros, como as touradas;
- que são usados no entretenimento, como nos circos. Quem vê nem sonha os treinos violentos a que alguns são sujeitos;
- que são usados em dolorosas experiências científicas e comerciais, para as indústrias farmacêutica e de cosmética;- que são criados para mais tarde serem usados na indústria das peles e acessórios e que são sujeitos a mortes violentíssimas para não estragar o pêlo.

Não é preciso sermos fundamentalistas para lutarmos pelos direitos dos animais. Basta que exijamos que sejam cumpridas as leis, que sejam abolidos hábitos arcaicos e desnecessários, que digamos "não" a produtos que sejam testados em animais, que evitemos destruir os seus habitats naturais, que denunciemos maus-tratos e abandono e que ajudemos sem reservas todos os animais que precisam de nós nas mais variadas situações. Todos podemos ajudar a melhorar a vida deles e tornar todos os dias, sem excepção, no dia do animal!

In:blogdosbichos.blogs.sapo.pt

Na nossa escola, foram levadas a cabo diversas actividades, desde o Pré-escolar até ao 4º ano, para que o Dia do Animal seja lembrado e acarinhado todos os dias.

Uma das iniciativas foi a solicitação de 2€, aos encarregados de educação e pessoal docente, para o apadrinhamento de um animal do Jardim Zoológico de Lisboa. A grande maioria aderiu, sendo possível contribuir para a alimentação e vacinação de um animal, pelo período de um ano. Aguardamos, ansiosos, pelo diploma de Padrinho Orgulhoso.

Na Pré, as crianças tiveram a oportunidade de desfrutar da poesia Pr'ó comboio passageiros! e inventar uma história com as personagens animais da história. Tiveram também momentos mais relaxados com o puzzle e bingo dos animais. Recorte, desenho e pintura de animais domésticos, selvagens e marinhos também fizeram parte do leque de actividades relacionadas com a temática animal. Foram também explorados alguns livros e manipulados fantoches. Para motivar, ainda mais, aprenderam algumas canções.

Relativamente ao 1º Ciclo, os alunos tiveram a oportunidade de observar imagens de diversos animais bem como dialogar sobre a sua importância na vida do Homem. Foi também possível construir, com materiais de desperdício, animais tridimensionais quer domésticos quer selvagens. A canção "Vamos fazer amigos entre os animais" foi a mais ouvida durante este dia. Os alunos do 3º/4º fizeram um mini-livro, em forma de gato, que continha o seu animal favorito (foto ou desenho) bem como um texto sobre esse animal.


Sem comentários: