18.10.10

EB1/PE DO SEIXAL ASSINALA DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de Outubro, de cada ano, para comemorar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Este dia foi comemorado, pela primeira vez, em 1981 e, todos os anos, mais de 150 paíse celebram esta iniciativa.
O objectivo é, sobretudo, consciencializar a população sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas. Outro objectivo é o de promover, em todo o mundo, a participação das pessoas na luta contra a fome.
É também uma data que serve para alertar a população para a importância de uma alimentação equilibrada.

Na Escola do Seixal, foram realizadas diversas actividades com o intuito de incutir, nos alunos e restante comunidade escolar, alguns conceitos importantes ligados à alimentção.
Na Pré, as crianças tiveram oportunidade de observar e dialogar sobre um cartaz intitulado "Um pequeno-almoço completo"; elaborarm cartazes para uma boa alimentação (o que devemos comer e o que devemos evitar) para afixar na cantina; fizeram carimbagem com frutos e verduras; jogaram um jogo intitulado "À descoberta dos sentidos"; aprenderam adivinhas e tra-línguas e cantaram a canção "Vitaminas".
O 1º e 2º ano visualizaram, em TIC, diversos vídeos sobre os alimentos e suas propriedades bem como aprenderam a canção "Come a sopa, vá lá", da autoria do Avô Cantigas. Tiveram ainda a oportunidade de visualizar um powerpoint intitulado "A história da Roda dos Alimentos" bem como explorar um panfleto sobre a mesma roda, construir uma roda e aprender a canção alusiva à mesma temática.
Os alunos do 3º e 4º ano construiram um mini-livro sobre o Dia da Alimentação (com um pouco de história, a roda dos alimentos e o seu prato preferido); realizaram uma ficha de trabalho e aprenderam a canção "A Roda dos Alimentos".
Em Expressão Plástica, construiram uma maçã com garrafas pet e fizeram carimbagem com produtos naturais (batata, cebola, alho,...) para a posterior criação de mini-postais para levar para casa.



Sem comentários: