21.5.09

Eco Bento Carqueja (6)

 

http://eb23-bentocarqueja.edu.pt/

Comemoração do dia mundial da árvore

A Comemoração do dia mundial da árvore obedeceu, em particular, aos objectivos de sensibilizar os alunos para a importância da preservação do ambiente, fomentar nos alunos hábitos de reciclagem e alertar os alunos para a importância da preservação das florestas. Assim, no dia 20 de Março, os alunos eco bento carquejado 1º ano, da EB1/JI de O. Azeméis Nº1, deslocaram-se às instalações da Câmara para participarem em actividades inseridas na comemoração do Dia da Árvore: jogo da reciclagem; hora do conto com a história “A árvore que dava folhas de papel A4”; pintura de painéis com motivos da natureza e largada de balões com pacotes de sementes.
Nos dias anteriores os alunos fizeram na sala de aula, colectivamente, uma frase relacionada com árvores e ambiente que escreveram numa folha e que levaram nesse dia para serem expostas numa árvore. À tarde, todos os alunos da escola participaram na plantação de uma árvore. Durante a plantação os alunos foram enunciando os cuidados a ter para que a pequena árvore cresça e se desenvolva.
Tanto numa actividade como noutra os alunos demonstraram interesse e participaram activamente.

Projecto Escola Electrão, promovido pela Amb3

A comunidade educativa aderiu à iniciativa e encaminhou os equipamentos electrónicos que pretendia encaminhar para reciclagem e, de acordo com a informação recebida no dia vinte e quatro de Março, o Agrupamento conseguiu recolher, no referido período, mil quatrocentos e cinquenta quilos de REEE. Foi com este contributo que o Agrupamento concorreu à atribuição de dezasseis prémios às escolas vencedoras, calendarizada para o dia cinco de Junho.

Em relação aos equipamentos de grande dimensão e respectiva recolha nos contextos familiares, esta iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis – gabinete do Ambiente – que disponibilizou uma carrinha para efectuar o transporte dos referidos equipamentos, no dia 2 de Março de 2009.

Alguns destaques:

“Mãos verdes numa Escola que se quer verde” - concurso Brigadas Verdes

Compostagem

Sem comentários: