26.5.09

Eco Bento Carqueja (9)

 

Semana Eco-Escolas – Comemoração do Ano Internacional da Terra

A semana Eco-Escolas, a decorrer de 25 a 29 de Maio, centra a atenção no Planeta Terra, de acordo com o plano de acção, e consistirá em actividades físicas (manhãs em movimento, com possíveis torneios e caminhadas…) e na apresentação de trabalhos realizados pelos alunos no decorrer do ano lectivo. O último dia, Sexta-feira, dia 29 de Maio – dia da Energia –, constituirá o ponto alto da semana, na medida em que entrosará jogos e desafios com dramatizações, desfiles, contos de histórias, entrevistas, entre outras iniciativas. No final da tarde, realizar-se-á uma sessão especial aberta a toda a comunidade educativa, em particular familiares e amigos dos alunos, que, por seu lado merecerá continuidade com um jantar convívio a organizar pela Associação de Pais.
Quanto à articulação vertical de todo Agrupamento em relação às actividades da semana Eco-Escolas, algumas turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo deslocar-se-ão à escola Bento Carqueja, sede do agrupamento, de modo a participarem em actividades seleccionadas e preparadas para estes públicos. Além disso, algumas actividades serão apresentadas em outras escolas do Agrupamento, nomeadamente dramatizações.

Participação nos Concursos da “Escola da Energia”

imageO Agrupamento inscreveu-se nas actividades Equipa da Energia (turmas sétimo C, com a orientação da professora Fátima Silva; quinto D, com a orientação do professor Carlos Vaz), BD da Energia, com a orientação da professora Sílvia Mugeiro, no âmbito de EVT e Área de Projecto, e Protótipos, com a orientação dos professores Cristina Loureiro e Luís Cruchinho. A respectiva inscrição no secretariado do Encontro Nacional de Eco-Escolas 2009 foi efectuada no decorrer do mês de Fevereiro. 
De acordo com a brochura do referido Projecto, a “Equipa da Energia” tem como tarefa a monitorização dos consumos de energia na escola. A escola seleccionou uma equipa, com o máximo de 5 alunos por equipa, que receberá a identificação de “Equipa da Energia”. Após a inscrição, recebeu-se um instrumento de monitorização, que deveria ser preenchido com os consumos diários da Escola de água, electricidade e gás.
Em relação aos consumos de água, a Escola mereceu a colaboração da Câmara – Gabinete do Ambiente – que, de forma diligente, forneceu as respectivas contagens relativas a cada mês.
O Concurso “BD da Energia” consiste na elaboração de uma história em banda desenhada que integre uma situação real, investigada pelos autores, referente à temática da energia e/ouimage mobilidade.
Por fim, o “Concurso de Protótipos” tem por base a criação de modelos que funcionam com recurso às energias relativos às energias renováveis (carrinhos solares, barcos solares e tema livre). Os protótipos criados deverão ter em consideração aspectos de eficácia e possibilidades de aplicação no âmbito da escola/comunidade.
O envio dos trabalhos efectuou-se no mês de Maio. Assim, o trabalho da Equipa da energia (todas as escolas) - em formato digital e da BD da Energia - em papel e, se possível, em formato digital - foi efectuado até vinte e nove de Maio. A entrega do relatório dos Protótipos respeitou a data de 15 de Maio, sendo de destacar que a apresentação do trabalho será realizada no evento “Dia Bandeiras Verdes”.

Alguns destaques:

Alterações Climáticas

Herr Baer

Sem comentários: