24.5.09

ECO-ESCOLAS na Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva

O Programa Eco-Escolas pretende, essencialmente, encorajar acções, estimular o hábito de participação, envolvendo activamente crianças e jovens, motivar para a necessidade de mudança de atitudes, apoiar muitas das actividades que as escolas desenvolvem, divulgar boas práticas e contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.
É numa aposta na Educação Ambiental na Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva que foram delineadas e planeadas acções que constam no Plano de Acção. Também estão a ser realizadas acções concretas e simples que possam envolver a Comunidade Escolar:
- redução do consumo energético nas salas e nas salas onde existem computadores para alunos;
- redução do consumo de água e gás;
- redução do papel nas salas de aula;
- reutilização do papel, organizando, assim, um bloco de notas a distribuir pela comunidade escolar;
- Jornal Eco;
- ECO-Semana.
A Escola Secundária/3 de Vila Nova de Paiva também está inscrita no JRA, Projecto Rios e Escola Electrão. Visto serem Projectos com interesse na Educação Ambiental dos jovens e o facto de a escola ter recebido materiais, foi oportuna a organização de um espaço designado “O cantinho da ciência”. Neste espaço os alunos têm acesso a folhetos e informação sobre os Projectos, temas associados ao Ambiente e alguns jogos lúdico-educativos.

Outra acção que decorreu em Março, no âmbito do Programa Eco-Escolas, foi a ECO-Semana. A ideia foi baseada na necessidade de uma Educação Ambiental e no facto de o Município de Vila Nova de Paiva ter recursos ambientais interessantes a explorar.

Sem comentários: