22.5.09

Eco Bento Carqueja (7)

 

 

Recolha de óleos

clip_image002“Se podes reciclar não é lixo!”

É com este princípio em mente que a equipa Eco-Escolas tem vindo apelar a toda a comunidade educativa para recolha dos óleos alimentares domésticos (os da cantina e os dos contextos domésticos). Estes podem ser depositados em barricas de plástico, que se encontram no exterior da Escola, junto à cantina.

Entretanto, o jardim-de-infância de Vermoim – Ossela, sob a orientação das educadoras Teresa Lontro e Flávia Domingues, promoveu igualmente a recolha de óleos alimentares, com o objectivo de contribuir para a uma melhor qualidade ambiental da escola e do meio, sensibilizar / informar a comunidade para a possibilidade de reciclagem de óleos alimentares deteriorados, incentivar alunos e famílias a por em prática a selecção de resíduos para a reciclagem e fazer a recolha de óleos alimentares usados. Para se concretizar este projecto, foi necessário o envolvimento de parceiros, nomeadamente a empresa de Reciclagem. Este processo conheceu alguns avanços e recuos, nada que muita persistência não tenha resolvido. Quando finalmente se recebeu os colectores de óleos, iniciou-se um trabalho de divulgação na comunidade que passou pelo anuncio e sensibilização nas Missas locais, pela informação directa aos pais e encarregados de educação e ainda pela divulgação através de cartazes elaborados pelas crianças e colocados em todos os espaços públicos e industriais (Junta de Freguesia, Unidade de Saúde, Farmácia, Cafés, Minimercados e fábricas). As crianças foram também sensibilizadas para a problemática, e elaboraram-se cartazes com o apelo das crianças para que se juntassem a uma “luta” que é de todos: No nosso Jardim-de-Infância temos um colector de óleos alimentares para recolher e mandar para a reciclagem; Porque não devemos pôr óleo estragado na terra e pela banca e sanita abaixo, porque fica muita gordura e vai poluir o ambiente; Por favor venha cá trazer o óleo estragado dentro de uma garrafa e põem no colector, depois vem o Senhor da Fábrica de reciclagem com a carrinha buscar os óleos para reciclar. Ajude-nos a Reciclar e ajude-nos a salvar o mundo”. Os cartazes foram distribuídos pela população, com a colaboração da C.A.F. e pelas próprias crianças.

Iniciou-se esta iniciativa com alguma apreensão em relação ao grau de adesão da comunidade a este projecto, pois verifica-se no meio que não existe grande preocupação ambiental. No entanto, talvez devido à divulgação, mas principalmente pela insistência das crianças junto às famílias no sentido de trazerem o óleo para a reciclagem, a verdade é que se conseguiu num espaço de tempo pequeno (10 dias) encher um

clip_image002[6]

contentor. Defende-se que é com as crianças que se tem de desenvolver um maior e sistemático trabalho, pois pelo feedback

que se recebeu das famílias, são elas que estão atentas e “forçam” a que se separe, reutilize e recicle.

A mensagem passou para as famílias das crianças, provavelmente não tanto para a comunidade. Os objectivos até este momento foram alcançados, para além do óleo recolhido para a reciclagem, as crianças manifestam em muitas situações que estão atentas e criticas às atitudes de adultos e familiares, que não respeitem a natureza.

Comentários das crianças que avaliam a sua consciência ecológica:

- “O meu pai fez uma coisa muito mal pôs o óleo pela sanita abaixo e isso não se deve fazer” (Constança – 5 anos);

- “Disse à minha mãe para por o óleo estragado numa garrafa mas tem de estar frio se não queima e depois trago para a escola para o colector” (Ivo – 6 anos)

 

Alguns destaques:

Dica Ecológica (2)

Enerfixe

Sem comentários: