11.5.09

Eco-Escolas e professores Eco-Escolas vencedores nas Olimpíadas do Ambiente

Olimpíadas do Ambiente
Final Nacional na Invicta e em terras da Maia
Estudantes de Macedo de Cavaleiros e Parede são as grandes vencedoras da 14ª edição

70 Finalistas colocaram à prova os seus conhecimentos sobre Ambiente, no fim-de-semana de 1, 2 e 3 de Maio.

As Olimpíadas do Ambiente são um desafio de âmbito nacional proposto aos alunos do 7º ao 12 º ano de escolaridade. A participação activa dos professores permitiu que a 14ª edição do projecto fosse dinamizada, desde Outubro 2008, em cerca de 450 escolas. Os finalistas, representando os distritos e grupos de ilhas do território nacional, tiveram que ultrapassar duas eliminatórias para alcançar o fim-de-semana mais esperado do ano.

No Dia do Trabalhador, os finalistas reuniram-se no Museu Carro Eléctrico da Cidade do Porto onde descobriram o espaço do museu, realizaram a oficina sobre ervas aromáticas (desenvolvida pelo Cantinho das Aromáticas), visitaram a exposição “Natureza em Perigo”, conheceram os projectos Ecoclubes e Condomínio da Terra e puderam contactar com a problemática dos alimentos transgénicos. Uma actividade igualmente muito participada foi experimentar o Segway, actividade dinamizada pela MotoHealth Segway.

As actividades de Sábado começarem com a prova final, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em cada categoria foram testados conhecimentos sobre conservação da natureza, poluição, recursos naturais, estilos de vida, realidade portuguesa, ameaças globais e políticas ambientais. De seguida, iniciou-se o percurso urbano pelo Porto. Os finalistas foram acompanhados por guias que abordaram os desafios ambientais (urbanismo, construção, resíduos, recursos hídricos, etc.) que defrontam as cidades e que têm consequências significativas para a qualidade de vida dos habitantes e para o desempenho económico das próprias cidades. Durante o percurso, os participantes utilizaram os transportes públicos da cidade (comboio, metro, autocarro e eléctrico) e andaram a pé. Conhecerem a Baixa, a Boavista e a Foz e concluíram o “trilho” no Parque da Cidade. Durante a tarde, tiveram oportunidade de visitar o Pavilhão da Água, a Casa Termicamente Optimizada do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e a Fundação de Serralves, onde realizaram diversas oficinas.

No Domingo de manhã, os finalistas desenvolveram uma acção de voluntariado no rio Leça, a convite da Câmara Municipal da Maia, no âmbito do Corrente Rio Leça, projecto que tem como objectivo a recuperação da qualidade da água e requalificação das margens do mesmo. Os jovens recolheram resíduos do campo adjacente ao rio, identificaram espécies ripícolas e plantas invasoras e procederam à plantação de um ulmeiro e um freixo. Durante a acção de voluntariado foram “surpreendidos” pela SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, que os interpelaram sobre a actividade que estavam a efectuar. Foi somente um pretexto para conversarem com os participantes sobre a prevenção de atentados ambientais, a vigilância, a protecção e conservação do património natural.

A cerimónia de entrega de prémios e encerramento decorreu, durante a tarde de Domingo, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Estiveram presentes cerca de 250 participantes, entre os quais encarregados de educação, professores e finalistas.

No arranque da sessão foi apresentado o cartaz vencedor da modalidade “Ambiente e Arte”: proposta submetido pelo Colégio Júlio Dinis.

Os professores com projectos premiados na modalidade “Ambiente e Cidadania” apresentaram os resultados alcançados no âmbito dos seus projectos:
Sicó Verde
Vasco Nabais Faria, E.B. 2/3 Marquês de Pombal, de Pombal

Gestão voluntária de carbono - A caminho de uma “Low Carbon School”
João Carlos Gomes, Colégio Valsassina, de Lisboa

Ambiente e Cidadania
Isabel Figueiredo Duarte, E.B. 2/3 D. Afonso Henriques, de Guimarães

Ecopolis XXI
Sónia Magalhães Marques, E.B. 2/3/S Mestre Martins Correia, da Golegã

Anfíbios na cidade
Jorge Soares Carecho, E.S./3 Quinta das Palmeiras, da Covilhã

Os finalistas galardoados foram:
Categoria Júnior (7º ao 9º ano)
Grande Vencedor
Rita Matos Prata (9º ano)
Colégio Marista de Carcavelos, distrito de Lisboa

Menção Honrosa
Bárbara Coelho da Mota (9º ano)
Externato de Vila Meã, distrito do Porto

Menção Honrosa
Ângelo Loureiro Pinto (9º ano)
E.B. 2/3 Paulo Quintela, distrito de Bragança

Categoria Sénior (10º ao 12º ano)
Grande Vencedor
Joana Maria Fragoso (12º ano)
E.B. 2/3/S de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança

Menção Honrosa
Bruno Alfredo Teixeira Saraiva (12º ano)
Colégio D. Duarte, distrito do Porto

Menção Honrosa
Pedro Carlos (12º ano)
E.S. Ibn Mucana, distrito de Lisboa

As Olimpíadas do Ambiente são coordenadas pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e o Zoomarine.
A organização da 14ª Final Nacional contou com os apoios: Câmara Municipal de Maia; Câmara Municipal do Porto; CP, Fundação Ciência e Desenvolvimento, Fundação Serralves, Lipor, Motohealth (Segway) e Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, entre outras entidades. O projecto recebeu o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.
Para mais informações sobre este projecto poderá consultar o site oficial das Olimpíadas do Ambiente www.esb.ucp.pt/olimpiadas

Nota: a verde- as Eco-Escolas

Sem comentários: