11.5.09

Campanha oléo +



No âmbito do Programa Eco-Escolas, a Escola Secundária de Vila Verde promoveu a distribuição de mini-oleões à comunidade escolar e extra escolar. Esta actividade foi proposta pela Braval que é parceira da escola e insere-se na campanha "Óleo +". Esta campanha visa a distribuição de mini-oleões e a recolha porta-a-porta.
Esta iniciativa vai de encontro a um dos grandes objectivos do Programa Eco-Escolas: a protecção do ambiente. Os óleos alimentares despejados directamente na rede pública de esgotos são um grande atentado ao ambiente. Por não se misturar com a água, o óleo cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e oxigenação da água, retardando o crescimento dos vegetais e comprometendo a base da cadeia alimentar aquática. Além disso, contaminam a água potável e pode entupir a rede de esgotos e provocar o mau funcionamento das ETAR's.
Indo de encontro a um dos lemas da luta contra a poluição-Reaproveitar-a utilização dos óleos servirá para cumprir esse fim. Depois de recolhido poderá ser transformado em biodiesel, um combustivel natural, menos poluente e mais barato e vai ser utilizado na frota da Braval.
Esta campanha foi um êxito, comprovado pela entrega de 220 mini-oleões e 4 oleões maiores, da empresa intermunicipal Braval.Desta forma, a escola secundária dá um passo importante na melhoria do ambiente e no despertar da consciência ecológica da comunidade educativa.


Joana Garim
10ºD

1 comentário:

Margarida Gomes disse...

Excelente in iciativa!
Continuem.