20.5.09

Eco Bento Carqueja (5)

 


Viver com Qualidade na Terra – “Há fogo na floresta” - Simulacro de Incêndio Florestal

No dia 27 de Março de 2009, as crianças do jardim-de-infância de Vermoim-Ossela, com o acompanhamento das educadoras Teresa Lontro e Flávia Domingues e com os objectivos de sensibilizar a população escolar para a importância da floresta e da sua preservação, sensibilizar para as causas e prejuízos ambientais dos incêndios e promover a interacção com os Bombeiros e equipamentos que utilizam e sensibilizar para a acção humanitária dos Bombeiros.

clip_image004

Apesar de alguns contratempos relativamente à realização desta actividade que se prenderam com a autorização dos proprietários (tivemos uma recusa, tendo por isso de se recorrer a outro proprietário) para realizar o simulacro, conseguimos com a pronta e prestimosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de O. Azeméis, proporcionar às nossas crianças e a alguma população próxima deste J.I. a possibilidade de assistirem aos procedimentos dos Bombeiros no combate às chamas.

Pretendíamos não só alertar para a importância de rapidamente se dar o alarme de um incêndio e para as dificuldades do combate às chamas, mas também sensibilizar as crianças para toda esta problemática nomeadamente para a preservação da Floresta e cuidados a ter para não a poluir com resíduos, e ainda possibilitar as crianças a interagirem com os Bombeiros e os equipamentos que utilizam.

Toda a actividade decorreu como o planeado, foram as crianças que ligaram para os Bombeiros a dar o alarme do incêndio – “Pelo telefone o Gonçalo eu e a Constança falamos com os Bombeiros venham rápido muito rápido muito rápido” (Ivo – 6 anos)

Como combinado os Bombeiros rapidamente se apresentaram e as crianças assistiram a todos as manobras para apagar um incêndio, ao mesmo tempo, um Bombeiro explicou e sensibilizou as crianças para os cuidados a ter com as florestas e a importância de preservar a natureza, referiu ainda alguns acontecimentos da actividade dos Bombeiros. Finalizou-se com a entrada do camião tanque no recinto do recreio do J.I. e as crianças puderam subir ao carro, falar pelos meios de comunicação próprios dos Bombeiros (Rádios) e satisfazer toda a curiosidade sobre os soldados da paz.

Esta actividade superou as expectativas, os Bombeiros desenvolveram um trabalho muito direccionado para o público-alvo, com grande simpatia e interacção com as crianças, sempre atentos às suas dúvidas e satisfazendo a sua curiosidade. A grande maioria das crianças assimilaram a mensagem e esteve atenta ao que se passava. Houve no entanto algumas crianças que “desvalorizaram” esta actividade, principalmente o combate às chamas, pois como referiam já tinham visto incêndios muito maiores perto das suas casas. Esta foi uma actividade conseguida, que agradou a todos e trouxe ensinamentos importantes (a adultos e crianças).
clip_image004[5]

Alguns comentários das crianças que demonstram como os objectivos foram atingidos:

“Os Bombeiros começam a apagar à volta põe água nas ervas que é para não arder mais e depois é que foram para o meio para o fogo e depois com umas enxadas e uns ancinhos andam a mexer o fogo para não incendiar mais” (Ivo – 6 anos)

“E a apagar larga muito fumo” (Ivo – 6 anos)

“O Bombeiro Paulo disse que não devemos acender um incêndio (Renato - 5 anos) porque pode arder as árvores (David – 5 anos) e os passarinhos se tiverem muito calor morrem (Renato – 5 anos) e podem morrer os meninos” (Ivo – 6 anos)

“E o Paulo esteve a dizer que eram muito perigoso que não devemos fazer fogueiras (Gonçalo – 5 anos) e não devemos por lixo na floresta e nas matas” (Ivo – 6 anos)

“Ensinou-nos muitas coisas sobre o fogo quando vão às casas e as casas estão a incendiar vão com uma máscara porque não têm oxigénio (Gonçalo – 5 anos)

“E não pôr pacotes de leite nem pilhas para o lume (David – 5 anos) devem pôr as pilhas no pilhão (Ivo – 6 anos) e os pacotes de leite no contentor amarelo” (Renato – 5 anos)

“Ele (o Bombeiro) era muito simpático” (Várias crianças)

“Queria que eles estivessem aqui até mil” (Ivo – 6 anos)

 

Alguns destaques:

Hora do Planeta – 28 de Março 20:30

Honoloko

1 comentário:

Margarida Gomes disse...

Actividade muito interessante.
Obrigada pela partilha